quarta-feira, 28 de maio de 2014

DIA DO DESAFIO

Nós participamos!!!!

DIA DO DESAFIO
Voce se mexe e o mundo mexe junto
28/05 da 0 h às 21 h

Yoga com todas as crianças do Cmei Durvalina

História: A Lagartinha na floresta

domingo, 25 de maio de 2014

Ser criança

Crianças são sujeitos sociais e históricos, marcadas, portanto, pelas contradições das sociedades em que estão inseridas. A criança não se resume a ser alguém que não é, mas que se tornara (adulto, no dia em que deixar de ser criança). Reconhecemos o que é especifico da infância: seu poder de imaginação, a fantasia, a criação, a brincadeira entendida como experiencia de cultura. Crianças são cidadãos, pessoas detentoras de direitos,, que produzem cultura e são nela produzidas. Esse modo de ver as crianças favorece entendê-las e também ver o mundo a partir do seu ponto de vista. A infância, mas do que um estágio, é categoria da história: existe uma história humana porque o homem tem infância As crianças brincam, isso é o que as caracteriza. Sonia Kramer 

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Yoga para Duda




TODA CRIANÇA PRECISA, PARA UM DESENVOLVIMENTO HARMONIOSO, DE ESTÍMULOS PARA SEU AMADURECIMENTO PSICOMOTOR. O YOGA REÚNE TÉCNICAS QUE ESTRUTURAM A PERCEPÇÃO E A CONSCIÊNCIA QUE A CRIANÇA TEM DE SI MESMA E DO MUNDO. LEVANDO, DESSA FORMA, A UMA ADEQUAÇÃO COM O MEIO EM QUE VIVE E COM A SUA PRÓPRIA VIDA. OS EXERCÍCIOS FÍSICOS ESTIMULAM O ORGANISMO AO EQUILÍBRIO E BEM ESTAR. ESPECIFICAMENTE, OS EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO E RELAXAMENTO LEVAM A UM PODER DE ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO, FACILITANDO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR E NA APRENDIZAGEM DE UM MODO GERAL. SANTOS (2013 P 1)


Na foto, a postura da borboleta, com a música do CD Yoga e Música da Cris Pitanga

"Voa borboleta
voa borboleta
voa para la
voa para ca
vou voar como uma borboleta
e a paz eu vou levar 
para todo lugar"

Postura do Leão - forte e corajoso

ao som do cd da Cris Pitanga

"Sou forte e corajoso como um leão (realiza a postura)
caminho pelo mundo 
fazendo tudo com o coração""


e na finalização da música, damos as mãos e cantamos juntas

coração... coração.... coração....


rolando o corpinho para esquentar... ao som do cd

"Vou rolar o meu compra para frente e para tras
e com ele eu vou me esquentar...."


obrigada a Rose pelas fotos tiradas!

sexta-feira, 16 de maio de 2014

saudação ao sol com história

Saudação ao sol – A ratinha e a lua
adaptação para as posturas da saudação ao sol

PetraPavlak

As aulas começam com a saudação ao amigo, e a respiração da florzinha.




 A história dessa semana foi sobre a Ratinha que estava morrendo de fome....

Era uma vez, uma ratinha muito linda, que sempre acordava de noite para procurar comida. Naquele dia, ela acordou as 20 horas da noite, morrendo de fome, se arrumou, e saiu para procurar um pedaço de queijo para comer.


No caminho, ela parou, e ficou olhando para a lua, que parecia um grande pedaço de queijo. A sua fome aumentou ainda mais






 já estava muito fraquinha, morrendo de fome...

Então, ela saiu correndo o mais rápido possível, para achar  comida



Postura da prancha: mas em determinado momento, suas perninhas estavam doendo muito, então ela esticou a patinha (entrando na postura da prancha)  para diminuir a dor da sua perninha, mas percebeu que seus pesinhos estavam machucados



 Foi quando ela deitou no chão para descansar um pouquinho, e ficou alguns minutinhos descansando


Postura da cobra: Quando ela terminou  de descansar, ela levantou a cabeça só para ver se já poderia ir... pois naquele lugar, havia muitos gatos e cachorros que poderiam come-la



 Postura do cachorro olhando para baixo: Foi quando ela logo viu um grande cachorro, muito bravo, que começou a latir, e foi para cima da ratinha, querendo come-la, pois ele também estava com muita fome.




Postura do corredor: Então, a dona Ratinha, saiu correndo, desesperada, com medo de ser comida, e conseguiu se livrar do cachorro.


Já muito cansada, e morrendo de fome, não tinha forças para correr, e nem andar, então ela se encostou em um beco, e pegou no sono... foi quando teve um sonho:


Sonhou que uma linda fadinha havia descido do céu com um pedaço da lua e dado para ela comer, ela muito feliz em seu sonho, agradeceu a linda fadinha, e comeu o pedacinho da lua que se  parecia com um queijo




De repente ela acordou, e percebeu que tinha sonhado, e quando olhou do lado, viu um grande pedaço de queijo, igual a lua, e agradeceu a quem tinha lhe dado, fazendo o agradecimento : Namaste!!



Fim
***











quinta-feira, 15 de maio de 2014

Yoga e a sala de aula


Ser Professor - Cassia Parmeggiani

Ser um bom professor requer muita energia interior, inventividade, força e criatividade.

Como acontece em qualquer sala de aula, é importante que o professor forneça o modelo. Se os professores apresentam força interior e harmonia, as crianças sentem e reproduzem.

Ao compartilhar as técnicas simples e adaptadas do Yoga, o professor pode inspirar seus alunos a desenvolver hábitos que lhes permitam assumir a responsabilidade em relação a seu bem-estar para o resto de suas vidas e aprimorar a força física e mental.

Além de melhorar o bem-estar global, o Yoga ensina a concentrar-se, liberar a tensão e desenvolver qualidades como a compreensão e paciência.

A prática ensina a desenvolver autocontrole, confiança e foco. Sua regularidade unifica os dois lados do cérebro, permitindo que a informação e o conhecimento penetrem no cérebro em níveis mais profundos.
Exercícios em grupo melhoram o relacionamento entre o professor e o aluno, permitindo-lhes trabalhar de forma produtiva; e apreciar o processo de aprendizagem.


terça-feira, 13 de maio de 2014

A ratinha e o queijo

História da semana:
A Ratinha e o queijo




na próxima semana ja posto a historia com as posturas da realização da história

sábado, 3 de maio de 2014

yoga na semana da pascoa

Semana da Pascoa com a história 
Como me sinto Amando


Eloa pratica yoga desde o ano passado no Cmei,  sua postura preferida sempre foi o coelho, e nesse ano lá estava ela ajudando os amiguinhos a realizar a postura

A postura da arvore - Maria Fernanda, super concentrada!

berçário 2 realizando a postura da borboleta

após o yoga da Pascoa, eles construiram o coelho com massinha

ajuda da professora Liliane na postura da arvore

postura do cachorro olhando para baixo

balançando o bebê - Eles adoram pegar o "bebe" para fazer dormir

 Guilherme logo se distancionou para se encostar na parede e realizar a postura da arvore

e olha lá o coelhinho dando seu adeus para as crianças

postura do cachorro olhando para baixo

QUANDO ME SINTO AMADO – Trace Moroney

            Quando me sinto amado, sinto como se eu tivesse asas e voasse alto no céu entre as estrelas (postura da estrela) (Postura meia lua)
Quando me sinto amado, me sinto aquecido e protegido...
Como se estivesse embalado em nuvens de algodão.(Postura da nuvem)
Ser amado me faz sentir especial
Algumas coisas, que me fazem sentir amado, são...
Quando meus amigos me abraçam e dizem: “obrigado por ser um bom amigo”...
(Saudação ao amigo)
Ou quando meu cachorrinho de estimação lambe meu rosto...
(Postura do cachorro olhando para baixo)
Ou quando a mamãe ou o papai me coloca na cama, “a noite e dizem: “eu te amo, meu pequeno coelho” (Postura do coelho)
Sentir-me amado faz com que eu sinta forte...
Assim, quando algumas coisas difíceis acontecem, me sinto mais confiante para resolver os problemas  (postura do guerreiro)
Quando me sinto amado, fico mais feliz e seguro comigo mesmo.
(postura da arvore)
Ser amado me ensina como amar outras pessoas... e a mim mesmo
Amor é tão fácil de dividir! (postura acalentando o bebe)
Eu amo ser amado!!
E voce?

No livro da Trace, achei uma mensagem muito linda para os pais, segue abaixo:

A auto estima é essencial
A maior dádiva, que você pode dar, ao seu filho, é um auto-estima saudável. A criança, que se sente valorizada e confia em si mesma, tem uma auto-estima positiva.
Você pode ajudar seu filho a sentir-se valorizado, passando um bom tempo com ele: brincando, jogando, lendo livros, contando historias ou simplesmente, ouvindo-o.
Você também pode ajuda-lo a sentir-se valorizado a descobrir-se a tornar-se a pessoa que ele deseja ser. As pessoas que realmente gostam daquilo que são, atraem o sucesso.
Porem, a felicidade é mais do que alcançar o sucesso. Ajudar seu filho a ganhar autoconfiança é necessário para que ele possa lidar com falhas, perdas, vergonhas, dificuldades e derrotas. Isso é tão ou mais importante que ter sucesso ou ser o melhor.
Quando a criança tem autoconfiança suficiente para lidar com os sentimentos – como o medo, a fúria e a tristeza – alcança uma segurança interior, que lhe permite abrir-se para o mundo em que vive.
Cada uma dos livros da coleção “quando me sinto...” foi cuidadosamente desenvolvido para ajudar a criança a entender melhor seus sentimentos e suas emoções e, assim, ganhar maior autonomia (liberdade) em sua vida. Falar sobre os sentimentos ensina a criança que, de vez em quando, é normal sentir-se triste, zangada ou assustada.
Com uma tolerância maior em relação aos sentimentos mais dolorosos, a criança torna-se  livre para desfrutar seu mundo, para sentir-se com suas habilidades e ser feliz.

Sentimento: Amor
Sentir-se amado traz uma sensação especial de aconchego , afeto e segurança para a criança. Algumas vezes, os pais, erroneamente, acreditam que o amor é expresso por meio de presentes e festas especiais, em particular, quando seu filho se comporta bem. Entretanto, a maior parte  do tempo, todos os filhos gostariam que seus pais  passassem mais  tempo com eles.
Dar a seu filho um abraço, um sorriso ou ser calmo e paciente, especialmente, em situações difíceis, todos os dias, é sinal de amor. Na vida ocupada, dar a seu filho o tempo e a  atenção que ele necessita por ser difícil. Todavia, os resultados são importantes. Quando seu filho perceber que esta sendo amado, construirá uma auto-estima  saudável, se tornara para com os outros e vivera no mundo com menos medo.

Recent Posts

Recent comments