quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

O Projeto


Meu nome é Petra Pavlak, sou formada em pedagogia, e atualmente  sou professora de educação infantil, com especialidade em  yoga para crianças formada pelo Centro da Montanha Encantada em Garopaga pela Eneida e Leticia Arizio.

Criei o blog como suporte para meu trabalho, onde irei registrar alguns momentos  do yoga no Cmei Durvalina P O de Assis, durante o ano letivo de 2014.

Justificativa do projeto: 

No ano de 2013, na turma do ei4, foi desenvolvido o projeto yoga com os bichos a partir do interesse demonstrado pelas próprias crianças,
Percebeu-se com esse trabalho um grande desenvolvimento tanto corporal quanto cognitivo, social e emocional das crianças envolvidas no projeto.
De acordo com Santos (2013, p. 1)

Toda criança precisa, para um desenvolvimento harmonioso, de estímulos para seu amadurecimento psicomotor. O Yoga reúne técnicas que estruturam a percepção e a consciência que a criança tem de si mesma e do mundo. Levando, dessa forma, a uma adequação com o meio em que vive e com a sua própria vida. Os exercícios físicos estimulam o organismo ao equilíbrio e bem estar. Especificamente, os exercícios de respiração e relaxamento levam a um poder de atenção e concentração, facilitando na aprendizagem escolar e na aprendizagem de um modo geral.   


Nesse ano de 2014, iremos iniciar o yoga para todas as crianças do Cmei, pois percebeu-se que, sempre que fazíamos as apresentações do yoga da turma do EI4, todas as crianças se interessavam, e até imitavam o ei4 nos momentos das apresentações.Os ásanas, significam, postura ou posição. No yoga para crianças, iremos apresentar algumas posturas semelhantes as coisas vivas, como animais, peixes, montanha, lua, árvore, ou ainda objetos produzidos pelo homem, barco, arado, mesa. Além dos ásanas, iremos trabalhar exercícios de respiração e relaxamento. Para um aprendizado significativo, iremos usar os recursos das histórias infantis com os preceitos do yoga (Yamas ), danças circulares que trabalham  a atenção, concentração e tolerância, igualdade e confecção de mandalas criativas como formas meditativas de desenvolvimento das funções mentais;


Objetivo geral:Estimular o desenvolvimento da habilidade e flexibilidade corporal, através dos cinco níveis da psicomotricidade: Comunicação e expressão, percepção, coordenação motora, orientação, consciência corporal e lateralidade.



Sejam bem vindos!!

Grande abraço e um ótimo 2014!!

Petra Pavlak

Recent Posts

Recent comments